quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Imperial Hotel

Clique na foto para vê-la gigantesca! haha

Esse projeto em especial é um dos meus preferidos.. (Lorena)
de certa maneira voce olha para ele e percebe traços da arquitetura oriental do japão, mas no entanto, sem perder a elegância das casas de Frank! isso mostra que o estilo da arquitetura dele pode se adaptar a qualquer lugar do mundo! não fica restrito apenas no EUA onde todo seu trabalho começou..

É interessante também perceber essa coisa dos detalhes pra ele.. ele desenhou desde o edificio até o mobiliário e os elementos decorativos (com destaque para os trabalhos de pedras realizados por artesãos japoneses), as tapeçarias e as pinturas! A gente vê como ele tinha esse facinio pelos detalhes, que fez a composição virar o que é hoje.. Lindona!

Esse trabalho foi feito entre 1916 e 22. Ali Frank observou desde o incio duas questões importantes: a frequencia de terremotos, com os consequentes incêndios, e a importância de uma estética discreta, já que o prédio estaria ao lado do Palacio Imperial.

Para resolver a primeira questão projetou um edificio de alvenaria sobre uma fundação flutuante e flexivel de concreto. Para a segunda buscou um desenho que se harmonizasse com a arquitetura do palácio, mas que fosse verdadeiro em suas formas conteporâneas.

Ele criou um sistema de divisão de espaço que tornou aconchegante o enorme edifício.

Em 1923 o Imperial Hotel sobreviveu intacto a um dos maiores terremotos da história do japão, provando a eficiencia do seu sistema estrutural!


Incrivel, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário