segunda-feira, 30 de novembro de 2009

As igrejas de Frank Lloyd Wright


No meio dos muitos espaços que Frank Lloyd Wright concebeu em sua carreia, os espaços religiosos para templos protestantes, judaicos e cristãos, são importantes edificios de sua arquitetura. Os mais conhecidos entre eles são o Tempo Unity, construído entre 1905/08, em Oak Park, Illinois e a Sinagoga de Beth Sholon, construído entre 1953/59 em Elkins Park, Pennsylvania. Mas estes dois edificios são somente uma parte de vários edifícios construídos para a reunião de pessoas, em todo Estados Unidos.

A convivencia de Wright com edificios religiosos começou em sua infancia. Seu pai era o Reverendo William Cary Wright. Os primeiros trabalhos de arquitetura religiosa em que Wright se envolveu foram a Capela Unity, feita para familia de sua mãe em Spring Green, Wisconsin e a Igreja Todas as Almas, feita para seu tio, o Reverendo Jenkin Lloyd Jones em Oakwood, um distrito ao lado do sul de Chicago. O arquiteto desses dois templos foi Joseph Lyman Sislbee, o primeiro patrão de Wright. Eram templos pequenos, em escala residencial, e Unitários em sua forma simples e não eclesiástica. Foi depois de seu trabalho no escritório de Louis Sullivan, em Chicago, que ele começou a fazer auditórios mais elaborados.

Um comentário:

  1. Olá meninas, sou estudande de Design de Interiores em Brasilia e estou fazendo um trabalho sobre este gênio da arquitetura. Gostaria de parabenizá-las pelo blog, está simplesmente MARAVILHOSO!!!
    Mas preciso de uma informação para o meu trabalho, será que vcs poderiam me informar a ordem cronológica das principais obras dele?
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir