segunda-feira, 30 de novembro de 2009

As igrejas de Frank Lloyd Wright


No meio dos muitos espaços que Frank Lloyd Wright concebeu em sua carreia, os espaços religiosos para templos protestantes, judaicos e cristãos, são importantes edificios de sua arquitetura. Os mais conhecidos entre eles são o Tempo Unity, construído entre 1905/08, em Oak Park, Illinois e a Sinagoga de Beth Sholon, construído entre 1953/59 em Elkins Park, Pennsylvania. Mas estes dois edificios são somente uma parte de vários edifícios construídos para a reunião de pessoas, em todo Estados Unidos.

A convivencia de Wright com edificios religiosos começou em sua infancia. Seu pai era o Reverendo William Cary Wright. Os primeiros trabalhos de arquitetura religiosa em que Wright se envolveu foram a Capela Unity, feita para familia de sua mãe em Spring Green, Wisconsin e a Igreja Todas as Almas, feita para seu tio, o Reverendo Jenkin Lloyd Jones em Oakwood, um distrito ao lado do sul de Chicago. O arquiteto desses dois templos foi Joseph Lyman Sislbee, o primeiro patrão de Wright. Eram templos pequenos, em escala residencial, e Unitários em sua forma simples e não eclesiástica. Foi depois de seu trabalho no escritório de Louis Sullivan, em Chicago, que ele começou a fazer auditórios mais elaborados.

Johnson Wax
















Johnson Wax Building, também conhecido como Johnson Wax Headquarters, é a sede mundial da administração da S.C. Johnson Son Inc. em Racine, Wisconsin. O edifício foi projetado entre 1936 e 1939 por Frank, contratado pelo presidente da companhia, Herbert F. Johnson. Em 1976 foi tombado pelo patrimônio histórico dos Estados Unidos recebendo a designação Administration Building and Research Tower, S.C. Johnson and Son.
Um exemplo de projeto aerodinâmico, o edifícioo edifício da administração da Johnson Wax, tem mais de duzentos tipos de tijolos vermelhos curvados revestindo o exterior e o interior do edifício.. As cores que Frank Lloyd Wright escolheu para o edifício são creme para as colunas e relevos e vermelho Cherokee, um tom levemente acastanhado de vermelho para os assoalhos, tijolos, e mobília. A mobília, igualmente projetada pelo arquiteto.

A construção do edifício criou contrariedades para o arquiteto. No grande Workroom, as colunas dendriformes medem 23 centímetros de diametro na parte inferior e 5,5 metros de diâmetro na parte superior, em uma ampla plataforma redonda que Wright denominou lily pad. Esta diferença no diâmetro entre a parte inferior e a parte superior da coluna atendia o código de normas técnicas de edificações da época.


Fonte: Winkipedia

Desenhos







Frank adorava desenhar, sentia-se seduzido pela folha de papel, com a mào cheia de lápis de cores como gostava de dizer.
Afirmava que nunca sentava para fazer um croqui sem ter a idéia na ponta da cabeça. Dessa forma nào ficava rabiscando no papel aleatoriamente, sem que cada traço tivesse um pensamento por trás, um sentido, um objetivo.

domingo, 29 de novembro de 2009

BROADACRE CITY


Quem pensa que só Le Corbusier idealizou a cidade? Acabei de descobrir que Frank Lloyd também fez isso. Não como a de Le Corbusier. A de Wright na verdade é o oposto da primeira.

A ''cidade para a liberdade'' de Wright tem grandes extenções de terreno, a cidade não haveria proibições para cada um extender a casa o quanto quisesse... Já pensou se este projeto tivesse saido do papel!?

De qualquer forma, essas duas cidades são tidas como as duas cidades utópicas do século XX

MASSARO HOUSE - OBRA PÓSTUMA DE FRANK LLOYD WRIGHT




A Massaro House fica junto ao maciço rochoso de uma ilha no lago Mahopac, em Nova Iorque. Assim como a Casa da Cascata, ela tem uma silhueta comprida, de forma simples e projetada sob a água.

Apesar da casa ser construida em 2005, ela foi projetada HÁ MAIS DE 50 ANOS por Frank Lloyd!!!!! Pasmem!

Um fato curioso é que quando os atuais proprietários comprar o terrenos, eles verificaram que havia um projeto feito para aquele local para o antigo proprietário, Wright fez o projeto em 1950!
No projeto que eles acharam não tinha muito detalhe. Tinham em mão apenas um corte, uma planta e as fachadas, mais nenhum detalhamento. Dai, eles decidiram por em prática o projeto, e contrataram o arquiteto Tomaz A. Heinz (claro que ele estudou muito para isso, porque como tinham poucas informações ele fez o mais próximo que podia).

Em tempo, a pergunta que não quer calar: Será que Frank aprovaria esse projeto?
Em 1959 Wright utilizou-se de concreto armado, das formas abstratas e da tecnologia moderna para criar uma espiral crescente criando um edifício que juntava escultura com arquitetura. Era o Museu Guggenheim.
Achei interessante quando vi que quando perguntaram sobre o porquê Wright escolheu uma rampa ao invés de andares convencionais.A resposta dada foi que ele acharia muito mais conveniente que para entrar no prédio, a pessoa pegue o elevador até o topo da rampa e desça gradualmente. E no final da exposição, ela ia encontrar-se no chão, perto da saida.
Achei muito legal. (Manuella)

Tal pai, tal filho!




Frank Lloyd Wright, Jr., conhecido como Lloyd Wright, seguiu os passos do pai e também se tornou um grande arquiteto americano. Ele foi treinado pelos irmão Olmsted e cresceu mais e mais cada vez que se pai lhe delegava algumas responsabilidades como o projeto da Hollyhock House para Aline Barnsdall em Hollywood juntamente com Rudolf Schindler.


Wright projetou e construiu várias casas Hollywood no final da década de 1920: uma casa para o empresário da estrela dos filmes mudos Ramon Novarro e uma subsequente renovação e o aumento quando Novarro adquiriu a casa, a Taggart House, a casa de inspiração maia, Sowden House, frequentemente mencionada como seu melhor trabalho e o próprio estúdio-residência de Wright em West Hollywood.


Seu trabalho solo mais famoso provavelmente é a Capela Wayfarers em Rancho Palos Verdes. Todas essas estruturas revelam seu treinamento como paisagista.


Ai estão algumas fotos da Capela Wayfarers!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Cinema


Click nas fotos para amplia-las

Achei uma coisa muito interessante na net..
Um diretor de cinema que usa as casas de Wrigth como cenários para seus filmes!
o nome dele é John Huston.. E podemos ver mais fotos por esse link: www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq092/arq092_02.asp
Cofiram! tem vaaarias fotos por lá..

Imperial Hotel

Clique na foto para vê-la gigantesca! haha

Esse projeto em especial é um dos meus preferidos.. (Lorena)
de certa maneira voce olha para ele e percebe traços da arquitetura oriental do japão, mas no entanto, sem perder a elegância das casas de Frank! isso mostra que o estilo da arquitetura dele pode se adaptar a qualquer lugar do mundo! não fica restrito apenas no EUA onde todo seu trabalho começou..

É interessante também perceber essa coisa dos detalhes pra ele.. ele desenhou desde o edificio até o mobiliário e os elementos decorativos (com destaque para os trabalhos de pedras realizados por artesãos japoneses), as tapeçarias e as pinturas! A gente vê como ele tinha esse facinio pelos detalhes, que fez a composição virar o que é hoje.. Lindona!

Esse trabalho foi feito entre 1916 e 22. Ali Frank observou desde o incio duas questões importantes: a frequencia de terremotos, com os consequentes incêndios, e a importância de uma estética discreta, já que o prédio estaria ao lado do Palacio Imperial.

Para resolver a primeira questão projetou um edificio de alvenaria sobre uma fundação flutuante e flexivel de concreto. Para a segunda buscou um desenho que se harmonizasse com a arquitetura do palácio, mas que fosse verdadeiro em suas formas conteporâneas.

Ele criou um sistema de divisão de espaço que tornou aconchegante o enorme edifício.

Em 1923 o Imperial Hotel sobreviveu intacto a um dos maiores terremotos da história do japão, provando a eficiencia do seu sistema estrutural!


Incrivel, não?

Casa Taliesin


Em 1909 Wrigth abandonou a mulher e os filhos em Oak Park (cidade onde ele morava, nos EUA), fecha seu escritório e vai a Berlim em busca de desafios. Quando retorna aos Estados Unidos fixa-se em Chicago e inicia os primeiros estudos para a casa de sua mãe, em Winsconsin, o mesmo local onde crescera. Percebendo a necessidade do filho por uma vida diferente, a mãe deiza a casa para Wrigth.


O arquiteto projeta acréscimos e transforma a casa em uma grande complexo de residência, estúdio e fazenda, ao qual demonina "Taliesen", palavra gaulesa que significa "cume brilhante", referencia ao local que está implantada.


Writgh transforma esse local num mundo auto-suficiente voltado para arquitetura a arte e agricultura. é o primeiro projeto de Writgh num ambiente rural e el tira total partido desse envoltório natural em casa estação do ano.


Infelizmente, em 1914, um empregdo coloca fogo na casa, boa parte dela foi destruida e sete pessoas morreram, incluindo a mulher e edois filhos de Writgh, que estava em Chicago trabalhando no projeto Midway Gardens

Após a tragédia o arquiteto acha forças para reconstruir a casa Taliesen .


Fonte: Revista Au - n 168


Bem gente, já nessa casa podemos ver bem o conceito de arquitetura orgânica de Frank, até mesmo no aspecto que a casa era auto suficiente, so dependia da natureza e de nada mais..
é uma casa que lembra muio]to a casa da cascata, so diferente quanto a seus telhados..
Frank se aprimorava e se superava cada vez mais!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Casa Robie


Para Frederick Robie, o arquiteto projeta, em 1906, uma das mais interessantes casas do primeiro período de sua carreira. O engenheiro Robie, então presidente de uma fábrica de bicicletas, queria uma casa à prova de incêndios, com espaços fluidos, de concreto e aço e com amplas visuais protegidas por telhados com grandes balanços. Robie queria ter a luz do sol pela manhã e poder olhar os vizinhos que passavam pelas ruas, sem que estes atrapalhassem sua privacidade. Queria uma casa com tudo o que a tecnologia de então poderia lhe proporcionar.

Ao visitar vários arquitetos da região, Robie ouviu a mesma resposta de sempre: "eu sei o que o senhor quer: uma daquelas malditas casas do Wright". Contratado, Wright proporcionou a Robie tudo isso com formas elegantes que disfarçam as grandes dimensões da residência. Foi a primeira casa dos Estados Unidos a contar com três vagas de garagem cobertas, num período em que os poucos carros ainda disputavam espaço nas ruas com carroças. Essa casa com térreo alto, grandes painéis de vidro, generosas varandas e longos planos de telhado representou uma nova era para a arquitetura residencial norte-americana. Por três vezes o arquiteto voltou pessoalmente ao local para, com sucesso, impedir que a casa fosse demolida.
Fonte: Revista AU nº 172

Plantas da Casa!













Aí as plantas da Casa da Cascata, pessoal!
Fico encucada pensando como ele teve a ideia de fazer a Casa sobre a Cascata, ao invés de fazer como qualquer um faria, a Cascata sendo apenas a vista. Ele realmente conseguiu propor uma ligação entre a casa e a natureza!
(Cada vez admiro maiss Frank Lloyd Wright!)


O maior arquiteto dos Estados Unidos!


Unindo um humanismo filosófico a um amor pela vida no campo e à tecnologia, Frank conseguiu criar uma nova expressão estética para as residências norte americanas., as quais dotou de linhas alongadas, telhados graciosos e excepcional integração com o ambiente natural. Dominando completamente as novas tecnicas construtivas do concreto e do aço. Com certeza o maior arquiteto dos Estados Unidos criou alguns dos mais célebres edificios e mudou a historia da arquitetura!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Boaaa tarde galerinha do blog. Hahahhh Acabei de achar um vídeo engraçado aqui. É um tour pelo interior da casa da cascata, só que tem a aparencia de um jogo de computador. Mas dá pra ver direitinho a decoração e tudo. Muito legal!
Veejam:

http://www.youtube.com/watch?v=Tqsk4WARk2I

Arquitetura Orgânica

A arquitetura orgânica, arquitetura organicista ou ainda organicismo foi uma escola da arquitetura moderna influenciada pelas idéias de Frank Lloyd Wright. Apesar de ter surgido nos EUA, desenvolveu-se ao redor de todo o mundo. Um arquiteto europeu considerado orgânico foi Alvar Aalto.
O conceito organicismo foi desenvolvido através das pesquisas de Frank Lloyd Wright, que acreditava que uma casa deve nascer para atender às necessidades das pessoas e do caráter do país como um organismo vivo. Sua convicção era de que os edifícios influenciam profundamente as pessoas que neles residem, trabalham ou rezam, e por esse motivo o arquiteto é um modelador de homens.
De uma forma geral, a arquitetura orgânica é considerada como um contraponto (e em certo sentido, uma reação) à arquitetura racionalista influenciada pelo Internacional style de origem européia.

As liçoes da Casa da Cascata


Em 2009, chegamos ao cinquentenário de morte de Frank Lloyd Wright, arquiteto americano criador da Casa da Cascata. Essa casa é um marco arquitetonico do século XX. Basta olhar a foto acima para entender o porquê. Frank foi um dos expoentes da arquitetura orgânica. Um dos preceitos que ele seguia é de ue a obra não deve impor sobre a paisagem. Antes disso, deve se integrar a ela sem agredi-la. Na sua concepção, os materiais para a obra devem ser buscados na região, pois a obra deve ter ligação com o lugar onde se situa. No projeto da Casa da Cascata, Lloyd Wrigh levou a sério suas idéias de integração entre a obra arquitetônica e seu entorno. Na arquitetura orgânica busca-se uma relação afetiva entre o homem e o meio, como se houvesse uma vontade no morador de se fundir ao solo em que habita. Respeitar a paisagem, valorizar os materiais locais são princípios que talvez, para Lloyd tivessem um valor estético e filosófico. O fato é que sua visão da arquitetura orgãnica é precursora da arquitetura sustentável. Para preservar o ambiente é preciso gostar dele. Não basta ser apenas objetivo, é preciso manter uma relação de afeto com o meio. A Casa da Cascata não foi a primeira moradia orgânica. A palhoça de índio no meio da selva amazonica ou a casinha de pau-a-pique no sertão nordestino tambem são orgnânicas. A Casa da Cascata não é de todo ecológica. Basta lembrar que custou em dinheiro de hoje mais de 2 milhões de dólares. Mas com certeza é uma das casas organicas mais belas e importantes já construídas. Tanto assim, que hoje prtence a uma fundação e está aberta à visitação de milhares de turistas anualmente. Simbólica e visionária, a Casa da Cascata é uma cascata de inspiração para todos.

a Casa e a Natureza


"Falling Water House" é um dos trabalhos mais aclamados do arquiteto Frank Lloyd Wrigth tendo sido apontado pelos membros do intituo americano dos Arquitetos como melhor da historia da arquitetura americana. É um exemplo supremo do conceito de Frank da arquitetura Organica, que promove harmonia entre o homem e a natureza.


Considerada uma das mais famosas casas do mundo, a casa da cascata tornou-se famosa mesmo antes do término de sua construção. Isso aconteceu porque a casa propaga o ideal de que o homem moderno pode aprender a viver em harmonia com a natureza. A casa parece pairar serenamente sobre a agua, apenas escoradas nas rochas, que tambem fazem algumas composições internas da casa.. ou seja, uma total interação com o ambiente.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sobre a Obra


Considerada a casa do século XX e uma das sete maravilhas da arquitetura moderna, a Casa da Cascata ( que também conhecida como Casa Kaufmann) foi construída em 1936 pelo aqui tão citado Frank Lloyd Writgh.
Localizada em Pittsburg, Pensilvania, EUA , em meio a uma paisagemde encher os olhos, era originalmente usada como casa de verneio da família Kaufmann, mas hoje em dia é um museu..
Dizem que Frank fez todo o primeiro estudo em apenas tres horas, e desse primeiro estuda pouca coisa mudou até o projeto final. O propietário era o homen de negócios Edgar Kaufmann, cujo o filho Edgar Kaufmann Jr. foi aluno de arquitetura de Writgh . A casa foi construída emmeio a um bosque, no interior de uma propriedade da família, sua principal característica no entando, é o fato de ter sido erguida sobre uma pequena queda dágua, ultilizando-se dos elementos naturais ali presentes.
Na obra predominam os terraços projetados logo em cima da cascata que permite apreciar uma vista das montanhas e das árvores. Os muros de pedra remetem às rochas do local e criam uma atmosfera protegida quase de caverna.
o sistema estrutural da casa inclui uma serie de reforços no concreto devido aos terraços em balanço.
Informações: site www.rodel-la.com

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Design







Pra quem pensava que o Frank só se destacava em suas geniais edificações se engana !

Ele também dedicou boa parte de sua criatividade no desenho de inumeros objetos como cadeiras, mesas e objetos de decoração, que ele utilizava em seus próprios projetos..


O interessante é que podemos notar traços da arquitetura organica de Frank nesses objetos! É como se eles tivessem uma assinatura, como se conseguissimos ver várias de suas casas retradas em simples cadeiras!


Esse cara era genial!

As Casas da Pradaria de Frank..






Entre 1900 e 1911, Frank projetou cerca de cinquenta residencias que se tornaram conhecidas como "prairie houses" (casas da pradaria). Essas estruturas eram construidas principalmente de materiais naturais - pedra, tijolo e madeira - e eram desenhadas para acentuar a beleza natural da pradaria Mid-West circundante: baixas, e com os telhados levemente inclinados, realçando as linhas horizontais. Os seus interiores de planos abertos - igualmente em sintonia com a natureza empregavam paredes falsas e cores de tons naturais suaves que maximizavam a percepção da luz.



(texto retirado do livro "desing do seculo xx")



Os projetos mais famosos de Wrigth desse periodo são a casa Cooncley, casa Taliesen, casa Robie, entre varios outros... As imagens encontram-se nesta sequencia descrita acima.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Video

Achamos um video super interessante da casa da cascata na internet onde é mostrada toda a estrutura da casa , realizada atraves de animaçoes em 3D.

É como se fosse uma maquete sendo montada, mas atraves de animações.

O video é imperdivel e facilita a comprensão tanto volumetrica quanto estrutural da casa da cascata.

http://www.youtube.com/watch?v=9CVKU3ErrGM

Como não conseguimos colocar o video diretamente aqui, colocamos o link e esperamos que todos vejam!

abraços e até a próxima postagem..

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Frank !


Para começarmos nossas postagens do blog, resolvemos fazer um breve resumo sobre o genio criador Frank Lloyd Wrigth.

Frank nasceu em 1867 em Richard Center, filho de uma professora e de um pai músico e pastor. começou a trabalhar para o reitor do departamento de engenharia da universidade de Winsconsin, onde cursou dois sementres de engenharia civil.

Em 1888 conseguiu emprego de projetista na Adler & Sullivan onde trabalhou por seis anos com Louis Sullivan, da Escola de Chicago.

A partir de 1890, tornou-se responsável por todo trabalho residencial da empresa, mas por causa de algumas desavensas com Sullivam, saiu do escritório e montou o seu próprio escritório em casa.
O escritório era formado por um grupo notável de criativos projetistas arquitetônicos . Em 1901, Wright havia terminado aproximadamente cinquenta projetos, incluindo muitas casas em Oak Park.

Wright defendia que o projeto deve ser individual, de acordo com a localização e finalidade. Dizia que "a forma e a função são uma só".